Existe uma máxima em educação que diz que a avaliação é um motor (guia) para a aprendizagem (“assessment drives learning”) – ou de maneira mais coloquial: “a avaliação é o rabo que balança o cachorro“. Apesar disto, os cursos de graduação da área da saúde continuam avaliando mal e parcialmente os futuros profissionais que entregarão à sociedade e ao mercado de trabalho. A avaliação do estudante e de profissionais em formação da área da saúde é um elemento fundamental dos currículos dos cursos de graduação, programas de especialização e aprimoramento, residência médica e multiprofissional. Avaliar inclui ações para checar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, ao mesmo tempo que, quando bem utilizada, promove aprendizagem e desenvolvimento de competência. Desta maneira, qualifica o cuidado e a atenção à saúde oferecidos e se relaciona intimamente com a segurança do paciente. Neste contexto, espera-se que os programas educacionais definam claramente os objetivos de aprendizagem, habilidades e competências desejadas ao final da formação profissional. Que sejam capazes de garantir oportunidades de aprendizagem em número e qualidade suficiente para que os resultados sejam alcançados, E tenham capacidade técnica para desenhar e implementar sistemas de avaliação robustos e defensáveis. No Brasil ainda existe uma lacuna importante no conhecimento e em experiências práticas sobre avaliação programática e implementação de sistemas de avaliação, conceitos avançados que já estão presentes em cursos da saúde das melhores universidades do mundo.
A Conferência Internacional de Avaliação do Estudante de Ribeirão Preto (Assessment ConferenceRP) é uma oportunidade para estudantes (de graduação e pós-graduação), professores, preceptores e gestores acadêmicos discutirem temas que estão na fronteira do conhecimento, interagirem com especialistas nacionais e internacionais, compartilharem idéias e experiências que contribuam com a qualificação das práticas avaliativas no contexto da formação em saúde.
A Conferência também oferecerá um conjunto de oficinas sobre temas relevantes no contexto da avaliação do estudante: boas práticas na elaboração de testes de múltipla escolha e ensaios curtos; avaliação estruturada de desempenho clínico (OSCE e variações); avaliação de desempenho nos cenários da prática profissional e feedback; avaliação de profissionalismo-desafios e possibilidades.
Convidamos todos os interessados a enviarem resumos de trabalhos originais e descrições de experiências relacionados à avaliação do estudante ou do profissional em formação para apresentação no formato de poster. Os melhores trabalhos apresentados serão premiados e todos os resumos aceitos serão publicados em um número suplementar da Revista Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).